Biofilia: conheça a importância e como aplicar na sua casa

Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
biofilia plantas curitiba

Se você gosta de estar rodeado de plantas em todos os lugares e se sente bem estando em ambientes envoltos de natureza, você com certeza é adepto da Biofilia. 

O termo Biofilia surgiu em 1964 por Erich Fromm e significa “amor pela vida”. Nos anos 80, esse conceito foi popularizado por Edward O. Wilson, que acredita que as pessoas se sentem mais conectadas com a natureza devido a questões emocionais e genéticas e, além disso, Edward popularizou o termo enquanto o mundo passava por grandes transformações sociais, onde a urbanização crescia exponencialmente. 

Na arquitetura, a biofilia tem papel fundamental na hora da criação de projetos de arquitetura eficientes, mas que ainda consigam transmitir conexão. Na era em que vivemos, a da velocidade, onde tudo acontece muito rápido, as pessoas buscam cada vez mais lugares onde possam se sentir relaxadas, calmas e tranquilas. E é então que a natureza se faz importante para a conquista desses sentimentos. Projetos arquitetônicos de sucesso são aqueles que conseguem unir justamente isso: a modernidade da urbanização e a tranquilidade da natureza. 

É  comprovado, através de estudos, que pessoas que possuem contato todos os dias com a natureza tem uma qualidade de vida muito melhor comparado a quem não possui essa vantagem. Hoje em dia, empresas que adotam a Biofilia conquistam um ambiente de trabalho confortável e atrativo para seus funcionários, já que com isso, eles conseguem produzir muito mais e se sentem motivados a trabalhar. Crianças crescem mais criativas, felizes e mais inteligentes e idosos se sentem mais calmos no dia a dia.

IMG-5
Apartamento Casa Blanca (LA)

Aplicando a Biofilia

Há várias maneiras de se incorporar a natureza em construções. 

Com certeza você já viu em algum ambiente, um jardim vertical: eles são uma ótima decoração e uma solução eficiente de implementação da natureza em ambientes fechados. Há vários tipos de jardins verticais, um exemplo são os cachepots que podem ser feitos de diversos materiais e formatos. Há também os feitos visualmente somente de plantas, onde não consegue-se ver a estrutura, dando a sensação de imersão real no meio ambiente.

Entretanto, a biofilia pode ser implementada com soluções muito mais simples, como nada mais, nada menos, do que diversos vasos de plantas. É comum vermos ambientes onde foram reservados espaços para colocação de vários vasos aglomerados, formando uma espécie de mini floresta. Esses espaços trazem conforto e aconchego para um ambiente de uso diário dos moradores, onde antes poderia causar estresse. É, de fato, trazer uma renovação e outro sentido para a modernidade.

Na foto abaixo, cachepots autorais da Tulli Studio.

empresa de reforma curitiba
Apartamento Retorno

Somando, uma simples luz natural ou uma vista para a natureza já são formas muito eficientes de vincular esse benefício proporcionado pela biofilia e soluções que não precisam de muito empenho ou reformas, já que estão disponíveis naturalmente, somente depende da localização do apartamento ou casa. 

Ainda há a utilização de elementos naturais, como  madeira, palha, bambu e pedras que também conseguem trazer essa sensação de imersão na natureza. Dependendo do ambiente a água é outro elemento que se incluído, o som que emite proporciona calma e tranquilidade.

Por fim, equilibrar as linhas retas e formas concretas (como quadrados e retângulos, que trazem um minimalismo importante para os projetos) com as formas orgânicas e linhas curvas, como a própria biofilia e elementos sem forma definida (como espelhos, móveis ou até mesmo uma parede), é certo que conseguirá conquistar esse vínculo com a natureza, que é tão almejado por tantas pessoas hoje em dia!

Gostou? Siga nossas redes sociais para ficar por dentro de todos os nossos projetos:

CONFIRA OUTROS POSTS:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Av: República Argentina, 1160 - sala 905, vila izabel, curitiba-pr, 80620-010