Se você gosta de estar rodeado de plantas em todos os lugares e se sente bem estando em ambientes envoltos de natureza, você com certeza é adepto da Biofilia.
O termo Biofilia surgiu em 1964 por Erich Fromm e significa “amor pela vida”. Nos anos 80, esse conceito foi popularizado por Edward O. Wilson, que acredita que as pessoas se sentem mais conectadas com a natureza devido a questões emocionais e genéticas e, além disso, Edward popularizou o termo enquanto o mundo passava por grandes transformações sociais, onde a urbanização crescia exponencialmente.
Na arquitetura, a biofilia tem papel fundamental na hora da criação de projetos de arquitetura eficientes, mas que ainda consigam transmitir conexão. Na era em que vivemos, a da velocidade, onde tudo acontece muito rápido, as pessoas buscam cada vez mais lugares onde possam se sentir relaxadas, calmas e tranquilas. E é então que a natureza se faz importante para a conquista desses sentimentos. Projetos arquitetônicos de sucesso são aqueles que conseguem unir justamente isso: a modernidade da urbanização e a tranquilidade da natureza.
É comprovado, através de estudos, que pessoas que possuem contato todos os dias com a natureza tem uma qualidade de vida muito melhor comparado a quem não possui essa vantagem. Hoje em dia, empresas que adotam a Biofilia conquistam um ambiente de trabalho confortável e atrativo para seus funcionários, já que com isso, eles conseguem produzir muito mais e se sentem motivados a trabalhar. Crianças crescem mais criativas, felizes e mais inteligentes e idosos se sentem mais calmos no dia a dia.
Aplicando a Biofilia
Há várias maneiras de se incorporar a natureza em construções.
Com certeza você já viu em algum ambiente, um jardim vertical: eles são uma ótima decoração e uma solução eficiente de implementação da natureza em ambientes fechados. Há vários tipos de jardins verticais, um exemplo são os cachepots que podem ser feitos de diversos materiais e formatos. Há também os feitos visualmente somente de plantas, onde não consegue-se ver a estrutura, dando a sensação de imersão real no meio ambiente.
Entretanto, a biofilia pode ser implementada com soluções muito mais simples, como nada mais, nada menos, do que diversos vasos de plantas. É comum vermos ambientes onde foram reservados espaços para colocação de vários vasos aglomerados, formando uma espécie de mini floresta. Esses espaços trazem conforto e aconchego para um ambiente de uso diário dos moradores, onde antes poderia causar estresse. É, de fato, trazer uma renovação e outro sentido para a modernidade.
Na foto abaixo, cachepots autorais da Tulli Studio.
Somando, uma simples luz natural ou uma vista para a natureza já são formas muito eficientes de vincular esse benefício proporcionado pela biofilia e soluções que não precisam de muito empenho ou reformas, já que estão disponíveis naturalmente, somente depende da localização do apartamento ou casa.
Ainda há a utilização de elementos naturais, como madeira, palha, bambu e pedras que também conseguem trazer essa sensação de imersão na natureza. Dependendo do ambiente a água é outro elemento que se incluído, o som que emite proporciona calma e tranquilidade.
Por fim, equilibrar as linhas retas e formas concretas (como quadrados e retângulos, que trazem um minimalismo importante para os projetos) com as formas orgânicas e linhas curvas, como a própria biofilia e elementos sem forma definida (como espelhos, móveis ou até mesmo uma parede), é certo que conseguirá conquistar esse vínculo com a natureza, que é tão almejado por tantas pessoas hoje em dia!
Siga nossas redes sociais para ficar por dentro de todos os nossos projetos:
CONFIRA OUTROS POSTS:
Design de Interiores Biofílico de tirar o fôlego.
Às vezes tudo que precisamos é fugir um pouco da rotina, relaxar e aproveitar momentos bons com quem está presente em nosso dia-a-dia ou até
Um design inspirado em uma vista incrível
Acordar todos os dias diante de uma janela com uma vista incrível anima o dia de qualquer um. É o que acontece no Apartamento Panorama,
Apartamento masculino aconchegante e harmonioso
Idealizado para um empresário de 25 anos em um condomínio residencial no bairro Bigorrilho, em Curitiba, o Apartamento Hedge é confortável e jovial. O objetivo