Valorizar um imóvel:
Possuir um imóvel para alugar é uma fonte de renda extra e um investimento procurado por muitos brasileiros. Mas, com tantas opções no mercado, como valorizar o imóvel para garantir uma venda mais rápida ou aluguel mais caro e que, ainda assim, tenha interesse e seja rápido de alugar?
Independentemente da localização ou tipo do imóvel, uma solução que depende apenas de você é simples: investir na reforma. Só que sempre vem aquela preocupação: será que vale a pena o investimento? Em quanto tempo é possível recuperar esse valor?
Para te ajudar a descobrir, preparamos esse post com uma simulação, então, é só continuar lendo.
Primeiro, eu quero te contar uma experiência pessoal.
Eu não sou proprietário de imóveis, pelo contrário, eu sou o locatário, ou seja, o cliente que você busca para o seu investimento. Estive procurando um imóvel para alugar por um bom tempo, eu não precisava, mas queria mudar, e o lugar deveria ser bom, mas em uma faixa de preço acessível.
Vi centenas de apartamentos e visitei um bom par de dúzias, mas nenhum me agradou ao ponto de valer a pena a mudança, até que um dia eu encontrei em um site, um anúncio postado a menos de 1 dia: era um imóvel acima da faixa de preço que eu poderia gastar, mas era perfeito e, apesar de pequeno, possuía a maioria dos itens que eu desejava para o meu futuro lar.
Liguei imediatamente para o proprietário, decidido a comprometer várias centenas de reais a mais em meu orçamento e, se necessário, assinar um contrato mais longo, para garantir um bom tempo naquele apartamento.
Mas, mesmo tendo entrado em contato com o locador menos de 24 horas depois de ele ter postado o anúncio, cheguei muito tarde, já estava sendo providenciado o contrato para outra pessoa.
O que eu quero te dizer com isso? Aquele apartamento perfeito ainda assombra os meus sonhos. É esse impacto que o seu imóvel tem que ter nas pessoas.
Seu imóvel não tem de ficar parado por meses, aguardando interessados, ele tem que gerar interesse nas pessoas, ao ponto de elas se comprometerem a pagar mais, simplesmente para poder desfrutar do ambiente que você disponibiliza.
Nesse momento, você deve estar desesperado, pensando na quantidade de dinheiro que vai ter que gastar para causar esse impacto nas pessoas. Mas o que vamos te mostrar aqui é que isso custa menos do que você imagina.
Tomando por exemplo um apartamento de 120m², com 3 quartos, na região do Bigorrilho em Curitiba, encontramos valores de aluguel muito discrepantes.
Como os prédios nessa região geralmente são mais antigos, aqueles que investiram em uma renovação do imóvel tendem a cobrar até 2.800 reais pelo aluguel.
Enquanto isso, apartamentos similares, que ainda contam com os mesmos revestimentos, móveis e louças antiquados, não conseguem pedir mais de 1.400 reais, ou seja, uma reforma pode garantir até o dobro de renda mensal, recuperando o investimento rapidamente e garantindo uma renda mais encorpada no futuro.
Existem pontos estratégicos para investimento em reforma, para obter o melhor resultado estético e de conforto com o menor custo, o segredo são os detalhes. Podemos estabelecer os seguintes critérios:
- Gesso no teto (aproximadamente 6mil reais)
A modernização do teto, aliada com uma boa iluminação (próximo tópico), dá vida nova a qualquer ambiente e, mesmo com poucos móveis, mais simples, a sensação é de estar em um ambiente totalmente novo.
- Iluminação (aproximadamente 2.6 mil reais)
A iluminação é parte fundamental da experiência da casa nova. Com uma boa iluminação, devidamente planejada, é possível destacar os pontos positivos do ambiente, dar a impressão de cômodos mais amplos, dentre outras vantagens, com um investimento bem em conta.
- Piso laminado (aproximadamente 4.4 mil reais)
Um bom piso, com um acabamento estético bonito e de qualidade, tem sido exigência de muitos inquilinos na hora de alugar. Pisos mais antigos (normalmente de taco) podem passar por uma revitalização, com lixamento e envernizamento, mas mantém o mesmo aspecto ultrapassado.
Para uma total modernização do ambiente, o piso laminado faz a diferença. Além de ser de fácil limpeza e manutenção.
- Detalhe em porcelanato (aproximadamente 1000 reais)
Para quem não quer investir na troca completa dos revestimentos, uma boa dica é apostar nos detalhes, como um backsplash ou roda banca, acima da pia da cozinha ou atrás do chuveiro do box. Uma renovação pequena, com custo baixo, que atrairá os olhos e a atenção de seus futuros inquilinos.
- Marcenaria planejada (aproximadamente 15 mil reais)
Móveis planejados colaboram com o melhor uso do ambiente, além de dar a sensação de um cômodo mais aberto e menos entulhado. Sem falar na possibilidade de personalização às necessidades e gosto do proprietário.
Muitos imóveis necessitam apenas de pequenas reformas e, no nosso exemplo, é possível alcançar um resultado incrível com apenas R$ 30 mil, e garantir a valorização do seu aluguel pelos próximos anos.
Como demonstrado, uma reforma de poucos itens pode aumentar muito o valor de mercado do aluguel e em menos de dois anos (na nossa conta, aproximadamente 21 meses) você recupera o investimento, além de ter chances muito maiores de alugar mais rápido e por mais tempo.
Siga nossas redes sociais para acompanhar
mais conteúdos:
CONFIRA OUTROS POSTS:
Um design inspirado em uma vista incrível
Acordar todos os dias diante de uma janela com uma vista incrível anima o dia de qualquer um. É o que acontece no Apartamento Panorama,
Apartamento masculino aconchegante e harmonioso
Idealizado para um empresário de 25 anos em um condomínio residencial no bairro Bigorrilho, em Curitiba, o Apartamento Hedge é confortável e jovial. O objetivo
Design de interiores para envelhecer de forma saudável
Você já parou para pensar de que forma pode usufruir do design de interiores para envelhecer de forma saudável? Os ambientes nos quais você permanece