Vender imóveis facilmente:
Sabe aquele imóvel dos sonhos, que parece ter sido decorado para ser um modelo perfeito de design e conforto? De cara você pode pensar que seria necessário uma grande reforma para dar conta do recado.
Mas a boa notícia é que uma mínima intervenção já pode ser suficiente. Esta é uma técnica de marketing que vem se mostrando cada vez mais eficaz no ramo imobiliário para facilitar a venda de imóveis antigos.
O Home Staging é um método internacionalmente reconhecido e muito utilizado pelos corretores e proprietários de imóveis. Ao pé da letra, o termo significa “encenação da casa”, e consiste em se redecorar um imóvel de forma estratégica com o objetivo de torná-lo mais atrativo ao maior número possível de compradores em potencial e muitas vezes nem é necessário uma grande reforma.
Mas, afinal, de onde surgiu esta técnica? Será mesmo que ela é capaz de acelerar o processo da venda de um imóvel?
Quando e onde surgiu o home staging?
A ideia do home staging tem origem nos Estados Unidos no ano de 1972. As técnicas que sustentam o conceito foram desenvolvidas com base nos princípios do design, da psicologia e da sociologia.
Quando alguém coloca um imóvel à venda, os primeiros passos para uma boa apresentação do lugar para os clientes consistem no reparo da pintura, na limpeza e nos toques finais do espaço a ser vendido. Todas estas medidas são tomadas para que o imóvel seja vendido da melhor forma possível e o quanto antes, destacando-se a concorrência.
No home staging a ideia é exatamente esta. Por meio de técnicas específicas para se despersonalizar o espaço, reorganizar o mobiliário e criar uma atmosfera “casa-modelo”, o método busca usar um baixo investimento sem deixar de trazer o máximo resultado.
Quais são as vantagens do home staging?
Já ouviu a expressão “a primeira impressão é a que fica”? No home staging isso fica ainda mais evidente.
Desde que a técnica começou a se popularizar nos EUA, estudiosos de marketing e comportamento do consumidor afirmam que o método realmente funciona.
Se o cliente entra em um ambiente bem decorado, ao invés de um local bagunçado ou vazio, as chances de ele querer morar ali e fechar a compra aumentam em mais de 50%.
Em alguns casos, a decisão de compra pode ser tomada nos primeiros 90 segundos da visita ao imóvel!
Imóveis redecorados com base no home staging são vendidos, em média, duas vezes mais rápido do que de forma convencional. Nos Estados Unidos, a velocidade da venda sobe em 78%.
Qualquer imóvel pode ser incluído no home staging?
Em linhas gerais, sim. O único problema é que o público brasileiro ainda é um pouco resistente a esta novidade, já que a tradição ainda é oferecer o imóvel vazio para o comprador. Por este motivo, a negociação no Brasil é mais frequente nos projetos de maiores proporções.
A cobrança por este tipo de serviço é totalmente combinada. Ela pode ser feita com base nas horas trabalhadas do profissional contratado ou de acordo com um percentual do valor de venda do imóvel.
Agora que você já sabe a importância do preparo visual para a venda de um imóvel, basta ficar atento e fechar um bom negócio!
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