Não é surpresa pra ninguém que bate o olho no portfólio do Tulli Studio de Curitiba que a integração de ambientes é um dos ofícios nos quais o escritório mais se dedica e se especializa. Mas será que existe integração além de derrubar paredes e consignar cozinha com sala, por exemplo? É nesse pensamento que vamos mergulhar ao analisar a reforma do Apartamento Retorno.
O APARTAMENTO
A família desse apartamento, mesmo após se mudar, nunca esqueceu de seu imóvel no Bigorrilho, em Curitiba, bem localizado e com uma ótima planta baixa. Os anos se passavam e o interesse de reformar e retornar ao local, agora alugado, crescia. Depois de algumas pesquisas, a Tulli foi contratada para aproveitar o máximo dos interiores e modernizar a residência definitiva.
O projeto, além de modernizar e suavizar o espectro estético com repaginação da iluminação e distribuição de armários, bancadas e eletrodomésticos, teve como foco a revitalização das áreas de convívio, deixando-as mais agradáveis e funcionais tanto para o dia-a-dia como também na recepção de eventuais visitas. A inspiração da reforma teve como objetivo agregar a bela vista da cidade de Curitiba e seu vasto céu azulado em dias ensolarados às dependências internas da habitação.
INTEGRAÇÃO DE DENTRO PRA FORA
Foi com essa mentalidade que a Tulli abordou o projeto. A integração de ambientes não deve ser limitada aos ambientes internos, pois nem só paredes os separam, mas também as janelas. Dotado de uma ampla e bela vista, o apartamento pedia por mais que integrar, pedia para que se agregasse esse trunfo que é a paisagem natural da cidade. Então como trazer esse esplendor para dentro de casa?
O aspecto preponderante do projeto sem sombra de dúvidas foi o trabalho de integração de ambientes sala de estar com a sacada. E essa integração foi feita em todos os aspectos. E não bastava eliminar apenas as paredes, o foco era eliminar qualquer impedimento ou obstrução visual, de maneira com que a paisagem ficasse facilmente visível de praticamente qualquer ponto da sala.
DE PERNAS PRO AR
Umas das soluções foi a implementação de uma mesa “flutuante”, sem apoios imediatos com a superfície do piso do apartamento. Essa mesma mesa se conecta diretamente no pilar estrutural do prédio que é, por sua vez, também conectado com uma bancada para TV de canto a canto da parede também flutuante. A eliminação das conexões com o chão conversa diretamente com a sensação de estar morando junto às nuvens, você se sente como se estivesse suspenso, sem amarras e com um sentimento de leveza absolutamente envolvente.
No perímetro da área onde era a sacada, percebe-se uma grade metálica amparada à parede do chão ao teto. Essa estrutura de cor preta tem um papel muito importante na implementação da biofilia do ambiente, sendo a biofilia outro diferencial da Tulli. E como isso é feito? A melhor maneira de explorar a verticalidade, leveza e sensação flutuante foi aplicado um jardim suspenso, por assim dizer.
Apoiados à grade por ganchos feitos sob medida estão os cachepots – vasos de plantas de tamanhos variados os quais são colocados na grade metálica de maneira que eles ficam agarrados à parede da sacada. E sua disposição fica totalmente a critério do morador, pois como eles não estão fixos e sim apoiados, a liberdade de organizar da maneira que preferir conversa ainda mais com o cerne da inspiração do projeto que é a trazer a leveza e sensação confortante de não estar preso a qualquer tipo de amarrações fixas.
Reforçando o convite da área externa para a área interna, entre a bancada de TV e a mesa suspensa da sala se encontra um belo painel ripado de madeira em “L” que sobe do chão ao teto e depois ainda percorre um segmento do teto. Nesse painel foram aplicadas iluminações lineares nos sentidos horizontal e vertical, além do excelente acabamento, o painel faz uma homenagem discreta porém eficaz de traduzir o movimento diurno do Sol no belo céu azulado de Curitiba.
DE CARA NOVA
A integração por si só é um diferencial e uma tendência cada vez mais relevante. Mas o maior destaque de um projeto é a satisfação do cliente.
Como a rotina da família do apartamento pedia por uma cozinha anexa – porém separada do ambiente sala de estar e sacada- usamos uma porta de aspecto industrial e vidro refratado que deixa visível o ambiente da cozinha pela sala, mas não completamente exposta, o que traz uma unidade visual onde a divisória não é um peso estético que compromete a descrição do ambiente.
Na cozinha, foi usado móveis reformados e planejados, onde houve o reaproveitamento de espaços com iluminação indireta e direta, o que deixa a cozinha, além de altamente funcional e eficaz, também com um ar de leveza, muito “clean” – uma cozinha agradável e convidativa até mesmo para um ambiente para refeições.
Adicione à essa cozinha a ressignificação da nova área de serviço e revitalização de quartos, escritório e banheiro. Todo o pensamento de ampliação, repaginação e integração dos cômodos teve como resultado um ambiente mais funcional e com maior usabilidade por parte dos moradores, além de proporcionar uma atmosfera de habitação muito mais agradável.
A reforma feita com olhar clínico e profissional da Tulli agrega útil ao agradável (e bota agradável nisso) o que faz do Apartamento Retorno um presente de boas vindas extremamente convidativo e apaixonante, ou melhor dizendo, um convite que diz com confiança: “Volte sempre”.
Siga nossas redes sociais para ficar por dentro de todos os nossos projetos:
CONFIRA OUTROS POSTS:
Design de Interiores Biofílico de tirar o fôlego.
Às vezes tudo que precisamos é fugir um pouco da rotina, relaxar e aproveitar momentos bons com quem está presente em nosso dia-a-dia ou até
Um design inspirado em uma vista incrível
Acordar todos os dias diante de uma janela com uma vista incrível anima o dia de qualquer um. É o que acontece no Apartamento Panorama,
Apartamento masculino aconchegante e harmonioso
Idealizado para um empresário de 25 anos em um condomínio residencial no bairro Bigorrilho, em Curitiba, o Apartamento Hedge é confortável e jovial. O objetivo