O branco e o preto. O claro e o escuro. O Yin e o Yang. O contraste é algo que impera na nossa vida e no mundo em que vivemos. Não só as cores, mas as temperaturas, as sensações e as atitudes estão sempre em contraste com si mesmas.
Muitos dos nossos projetos aqui na Tulli Studio sempre pautam o contraste como uma bússola, mas talvez nenhum projeto tenha trabalhado o contraste de maneira tão enfática como o nosso Espaço Corporativo – exclusivo para o evento CASACOR Paraná 2021.
Logo ao entrar já deparamos com o conflito e ao mesmo tempo a harmonia entre o preto e o branco no nosso espaço. Além disso, a incidência de linhas retas em oposição às linhas diagonais é outra presença marcante no cenário do nosso projeto. Superfícies lisas se opõem a outras superfícies mais desiguais.
O perfeito se opõe mas ao mesmo tempo também casa perfeitamente com o “imperfeito”: Um conceito conhecido como Wabi Sabi.
Wabi Sabi é uma visão filosófica do mundo na cultura Japonesa. “Uma abordagem estética centrada na aceitação da transitoriedade e imperfeição. Muitas vezes descrita como a do belo que é “imperfeito, impermanente e incompleto”” (Crowley, James and Sandra. Wabi Sabi Style. Gibbs Smith, 2001).
Nossa abordagem criativa se baseia não só nesse conceito oriental como também no Yin Yang – ou seja – os extremos que se complementam, a harmonia presente no contraste.
O lounge é baseado em um espaço corporativo, porém com uma atmosfera mais convidativa, mais aconchegante. Possuímos uma bancada – com linhas diagonais em preto e branco – que possui um tampo de mármore que passa a sensação de estar flutuando, ainda mais com o uso de luzes indiretas que aplicamos na peça.
Aos olhos mais atentos, observa-se no topo da mesa “cernes” de luz avermelhada instalados sob o tampo, que trazem um tom mais quente para uma mesa mais fria.
À frente da bancada, encontra-se um espaço que se assemelha a uma sala de espera, porém pouco convencional. A começar pelo tapete orgânico – sem forma definida – com presença de cores e semitons que conversa diretamente com a luminária suspensa sem formato definido, um elo de luzes que se assemelha até mesmo a uma clave de Sol presente em partituras musicais.
Duas cadeiras acolchoadas de design minimalista são aliadas a um terceiro assento – uma cadeira flutuante cujo material transparente atua quase como uma lente alternativa para o nosso espaço. Além disso, duas mesas com apoios em semicírculos completam a “área de espera” com presença de recipientes apoiados um sobre o outro em desalinhamento.
Nas paredes perpendiculares aos espaços supracitados, a Tulli trouxe novamente um elemento que é característico em nossos trabalhos: A biofilia.
Na parede mais distante à entrada, um extenso jardim vertical existe. Grades de arame que se apoiam por toda a extensão da parede são povoadas por vários cachepots (vasos de plantas agarrados à grade por meio de ganchos) os quais são preenchidos com espécies diversas de plantas em distribuição arbitrária e desalinhada.
Na parede mais próxima da entrada possuímos uma bancada que, de certa forma, resume o cerne conceitual do nosso espaço como um todo. Uma bancada que trabalha com linhas diagonais e retas; preenchimento de cor que alterna entre o branco e o preto, quase como um tabuleiro de xadrez.
Além disso, próximo ao centro da bancada temos um espaço com pedras brancas onde se ergue algo que apelidamos como “árvore da vida” – que representa os nossos valores de sempre convidar a natureza para dentro dos ambientes urbanos. Prateleiras com mobiliários decorativos e vasos de plantas completam esse ambiente.
Com o propósito de injetar mais “vida” ao nosso ambiente, além da presença de toda a vegetação, nós colocamos 3 holofotes com tonalidades fortes em RGB. Estes ficam parcialmente escondidos embaixo da bancada e eles ficam alinhados lado a lado, entretanto com ângulos levemente diferentes.
Esse desalinhamento angular dos holofotes gera um efeito de aberração cromática completamente hipnotizante. Ele pontua e expande luzes e sombras de maneira tão “exótica” que casa perfeitamente com todo o conceito de perfeições e imperfeições.
E, além disso, os visitantes quando cruzam em frente aos holofotes acabam gerando formas e sombras inusitadas, o que gera um engajamento interativo com quem entra no nosso espaço.
Há muito o que se dizer sobre nosso Espaço Corporativo exclusivo para Casacor Paraná 2021. Seja os elementos de contraste, as linhas retas e diagonais, o efeito cromático de cores ou até mesmo a nossa visão de Integração do Perfeito com o Imperfeito.
Mas, se há uma coisa que podemos dizer com certeza, é que nesse projeto injetamos nossas energias, nossas inspirações e nossas paixões para atingir um resultado que – depois de uma longa jornada – nos enche de muito orgulho.
Quer conhecer um pouco mais desse projeto CASACOR?
Assista o tour completo:
Gostou? Acompanhe as nossas redes sociais para ficar por dentro de mais projetos incríveis:
CONFIRA OUTROS POSTS:
Um design inspirado em uma vista incrível
Acordar todos os dias diante de uma janela com uma vista incrível anima o dia de qualquer um. É o que acontece no Apartamento Panorama,
Apartamento masculino aconchegante e harmonioso
Idealizado para um empresário de 25 anos em um condomínio residencial no bairro Bigorrilho, em Curitiba, o Apartamento Hedge é confortável e jovial. O objetivo
Design de interiores para envelhecer de forma saudável
Você já parou para pensar de que forma pode usufruir do design de interiores para envelhecer de forma saudável? Os ambientes nos quais você permanece