Vale a pena reformar para alugar?

Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
reformar para alugar curitiba

Reformar para alugar:

Alugar imóveis é uma fonte de renda extra e um investimento procurado por muitos brasileiros. Mas, com tantas opções no mercado, como valorizar o imóvel para garantir um valor de aluguel satisfatório e ainda assim atraia interessados?

Independentemente da localização ou tipo do imóvel, uma solução que depende apenas de você é simples: investir na reforma. Só que sempre vem aquela preocupação: será que vale a pena o investimento? Em quanto tempo é possível recuperar esse valor? Para te ajudar a descobrir, preparamos esse artigo com uma simulação, então, é só continuar lendo.

contruir ou reformar o que vale mais a pena

Primeiro, eu quero te contar uma experiência pessoal. Eu não sou proprietária de imóveis, pelo contrário, eu sou a locatária, ou seja, o cliente que você busca para o seu investimento. Estive procurando apartamentos para alugar por um bom tempo, eu não precisava, mas queria mudar, e o lugar deveria ser bom, mas em uma faixa de preço acessível.

Vi centenas de imóveis, e visitei um bom par de dúzias, mas nenhum me agradou ao ponto de valer a pena a mudança, até que um dia eu encontrei em um site, um anúncio postado a menos de 1 dia: era um apartamento acima da faixa de preço que eu poderia gastar, mas era perfeito e, apesar de pequeno, possuía a maioria dos itens que eu desejava para o meu futuro lar.

Liguei imediatamente para o proprietário, decidida a comprometer várias centenas de reais a mais em meu orçamento e, se necessário, assinar um contrato mais longo, para garantir um bom tempo naquele imóvel. Mas, mesmo tendo entrado em contato com o locador menos de 24 horas depois de ele ter postado o anúncio, cheguei muito tarde, já estava sendo providenciado o contrato para outra pessoa.

O que eu quero te dizer com isso? Aquele apartamento perfeito ainda está nos meus sonhos. É esse impacto que o seu imóvel tem que ter nas pessoas. Seu imóvel não tem que ficar parado por meses, aguardando interessados, ele tem que gerar interesse nas pessoas, ao ponto de elas se comprometerem a pagar mais, simplesmente para poder desfrutar do ambiente que você disponibiliza.

VALORIZAR IMOVEL

Nesse momento, você deve estar pensando na quantidade de dinheiro que vai ter que gastar para causar esse impacto nas pessoas. Mas, o que vamos te mostrar aqui é que isso custa menos do que você imagina.

Tomando por exemplo um apartamento de 120 m², com 3 quartos, na região do Bigorrilho em Curitiba, encontramos valores de aluguel muito discrepantes. Como os prédios nessa região geralmente são mais antigos, aqueles que investiram em uma renovação do imóvel tendem a cobrar até 2.800 reais pelo aluguel, enquanto os apartamentos similares, que ainda contam com os mesmos revestimentos, móveis e louças antiquados, não conseguem pedir mais de 1.400 reais, ou seja, uma reforma pode garantir até o dobro de renda mensal, recuperando o investimento rapidamente e garantindo uma renda mais encorpada no futuro.

Existem pontos estratégicos para investimento em reforma, para obter o melhor resultado estético e de conforto com o menor custo, o segredo são os detalhes. Podemos estabelecer os seguintes critérios:

1- Gesso no teto (aproximadamente 6 mil reais)
 

A modernização do teto, aliada com uma boa iluminação (próximo tópico), dá vida nova a qualquer ambiente e, mesmo com poucos móveis, mais simples, a sensação é de estar em um ambiente totalmente novo. 

2- Iluminação (aproximadamente 1.6 mil reais)
 

A iluminação é parte fundamental da experiência da casa nova. Com uma boa iluminação, devidamente planejada, é possível destacar os pontos positivos do ambiente, dar a impressão de cômodos mais amplos, dentre outras vantagens, com um investimento bem em conta.

3- Piso laminado (aproximadamente 4.4 mil reais)
 

Um bom piso, com um acabamento estético bonito e de qualidade, tem sido exigência de muitos inquilinos na hora de alugar. Pisos mais antigos (normalmente de taco) podem passar por uma revitalização, com lixamento e envernizamento, mas mantém o mesmo aspecto ultrapassado. Para uma total modernização do ambiente, o piso laminado faz a diferença. Além de ser de fácil limpeza e manutenção.

4- Detalhe em porcelanato (aproximadamente 600 reais)
 

Para quem não quer investir na troca completa dos revestimentos, uma boa dica é apostar nos detalhes, como um backsplash acima da pia da cozinha ou atrás do chuveiro do box. Uma renovação pequena, com custo baixo, que atrairá os olhos e a atenção de seus futuros inquilinos.

5- Marcenaria planejada (aproximadamente 15 mil reais)
 

Móveis planejados colaboram com o melhor uso do ambiente, além de dar a sensação de um cômodo mais aberto e menos entulhado. Sem falar na possibilidade de personalização às necessidades e gosto do proprietário.

Muitos imóveis necessitam apenas de pequenas reformas. e com isso é possível alcançar um resultado incrível e garantir a valorização do seu aluguel pelos próximos anos. Como demonstrado, uma reforma de poucos itens pode aumentar muito o valor de mercado do aluguel e em menos de dois anos (na nossa conta, aproximadamente 21 meses) você recupera o investimento, além de ter chances muito maiores de alugar mais rápido e por mais tempo. 

Gostou? Siga nossas redes sociais para ficar por dentro de todos os nossos projetos:

CONFIRA OUTROS POSTS:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Av: República Argentina, 1160 - sala 905, vila izabel, curitiba-pr, 80620-010